Seja na vida pessoal ou profissional, planejamento e organização podem ser a diferença entre o fracasso e o sucesso. E acredite! Quanto melhor você organizar vida pessoal e profssional, mais fácil tudo funcionar.

Quando tudo está no lugar, talvez, a insatisfação com um cenário atual possa se transformar em motivação. Nessas horas, mudar de área, mesmo sendo a coisa mais óbvia a fazer, pode esperar mais um pouco enquanto você julga se uma organização pode ou não ser o vilão.

Talvez, você só esteja perdido em meio a uma bagunça e, se não se reorganizar de uma vez por todas, essa falha pode se repetir e não importa onde você estiver, em pouco tempo isso irá se repetir e a insatisfação irá retornar.

Portanto, não adianta repetir seus erros, corrija eles.

Como organizar vida pessoal e profissional

E a primeira coisa que é preciso ter em mente é que organizar sua vida pessoal ou profissional não é uma ação única, mas um processo sem fim. Não adianta organizar uma gaveta e no dia seguinte começar a bagunçá-la. É preciso manter essa organização. Mas não se preocupe, em pouco tempo isso se tornará um habito e você verá os resultados.

Quanto mais organizado, menos energia você perde procurando algo. Portanto, parta para cima. Não adie essa organização e, muito menos, se engane com a ideia que que pode “tirar um dia” para se organizar. É preciso fazer isso no dia-a-dia, não só arrumando aquilo que já está desorganizado, como também o que de novo for surgindo.

Dicas de como organizar vida profissional e pessoal

Organização passa por conseguir estabelecer prioridades e não postergar tarefas. Acumular coisas a serem feitas quase sempre cria um cenário de desorganização. Um método eficiente é estabelecer pequenas metas por dia e listar três delas por dia que precisam ser resolvidas. Não faça mais nada antes de resolvê-las. Resolva três sempre, mesmo tendo muita mais a fazer, se começar por três, talvez, isso sirva de motivação para mais quantos forem precisos. Mas começar é sempre o primeiro passo.

E não caia na armadilha de que se organizar “dá trabalho”. O que dá mais trabalho é conseguir conviver com a desorganização. Se dedicar a algo, fazer algo certo e estar preparado para isso é que “dá trabalho”. Fácil é depois conviver com os resultados.

Organize sua vida hoje e todos os dias!

E voltando àquela ideia de se manter organizado, uma dica importante é separar 15 minutos de seu dia para se organizar. Seja anotar o que deve fazer no dia seguinte, riscar as metas cumpridas ou simplesmente deixar tudo “arrumado” para o outro dia de trabalho.

Mantenha sua agenda limpa, assim como o ambiente a sua volta. Jogue fora tudo aquilo que não vai usar mais ou já usou, resolva o que está atrasado e nunca mais se perca em no caos da falta de ordem.

Portanto, não se engane, seja rigoroso. Não deixe nada fora do lugar, seja na sua agenda, seja no ambiente de trabalho, no seu armário ou até com os brinquedos de seu filho. Quanto mais tudo estiver em ordem, menos energia você gasta entre a vida profissional e pessoal. Cada segundo gasto de um dos lados pode significar um momento “roubado” do outro. Tudo funciona melhor, quando tudo está organizado.