Uma casa organizada pode ser o primeiro passo para o sucesso. Tudo bem que isso pode não parecer algo que faça sentido para muitos, mas, acredite, a organização do ambiente, tanto no profissional, quanto no pessoal, pode resolver um monte de problemas.

O importante é ter tudo organizado ao seu redor, não deixando que nada te atrapalhe na hora de “entrar no clima” e poder se concentrar naquilo que deve fazer. E quanto menos tempo você gasta perdido, mais tempo e energia você tem para resolver tarefas.

Sua organização está intimamente ligada ao sucesso e sua produtividade, portanto, sempre coloque isso na ponta de seus objetivos.

Como a organização de casa impacta sua produtividade

E toda essa discussão atual pode ter começado com uma camiseta cinza, meio azulada. A pergunta surgiu em uma sessão de perguntas que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg participou. De todas as questões possíveis, a mais votada era “Por que você usa a mesma camiseta todos os dias?”.

Zuckerberg apontou que se esforçava para limpar tudo ao redor de sua vida. Para ele, isso passava por tentar tomar o menor número de decisões possíveis que não tenham a ver com seu lado profissional. Por isso, escolheu por ter um monte de camisetas iguais.

Perder tempo e energia escolhendo que camiseta vestir não permite que ele gaste esse tempo com o que realmente importa. Zuckerberg ainda apontou que tanto Steve Jobs, quanto Barack Obama também tomam esse tipo de decisão do dia-a-dia.

É lógico que ter menos opções de algo pode não ser uma opção para todos, mas, pense bem, se você tiver tudo no lugar certo e nunca perder tempo procurando nada, o efeito pode ser o mesmo, já que você economizará tempo e energia.

Sendo mais produtivo com uma casa organizada

Para quem trabalha em casa isso pode ser ainda mais complicado. E para começo de conversa, um “home office” não pode ser nunca confundido com um laptop. Para que você consiga ter um local organizado, é preciso encontrar um lugar específico. Seja um quarto pequeno ou até um canto, o importante é que ele pode ser encarado como seu escritório.

Conseguir enxergar esse espaço organizado te ajuda a ter uma sensação de conforto e facilita entrar em um estado de atenção plena.

Opte por gavetas, cestos e caixas que podem te ajudar na hora de organizar esse ambiente de trabalho. Deixe bem organizado seus documentos e qualquer tipo de papelada que possa se acumular de modo desorganizado. E nunca deixe de atualizar, reorganizar e jogar fora o que tem que ser jogado fora de tempos em tempo. Não acumule nada que não vai usar.

Mas sobre tudo isso, nunca esqueça que tudo isso pode ser o primeiro passo para o sucesso, mas nunca isso tudo pode ser apenas um primeiro passo, é preciso conseguir manter todas essas dicas e mudanças por tempo indeterminado. Enquanto tiver trabalho a ser feito, terá um ambiente a ser organizado.

E não esqueça do Zuckerberg, quanto menos organizado tudo ao seu redor, mais tempo você gastará procurando suas coisas ao invés de ser produtivo.