Uma coisa leva a outra. Organizar a vida pode fazer com que todo o resto flua com ainda mais leveza. Tanto de um lado quanto do outro. Uma vida pessoal organizada reflete em uma vida profissional mais organizada e vice versa. O resultado é sempre uma produtividade melhor quer onde você organize.

E muitas vezes, insatisfação, falta de motivação e vontade de mudar não está relacionado diretamente a essa vontade de mudanças. Talvez o problema esteja do outro lado. Talvez uma confusão pessoal gere essa infelicidade profissional, assim como o lado profissional pode respingar em casa.

Portanto, a melhor coisa a fazer é entender como funcionam as engrenagens que fazem sua vida funcionar e entender de onde vem o problema e para onde ele vai. Ir no cerne dele economiza tempo e energia na hora de repensar seus caminhos.

Como organizar a vida impacta na produtividade

E não adianta. Não só seus papeis e documentos que precisam estar organizados, tudo precisa estar no mesmo ritmo. Armários, gavetas, tarefas, utensílios de limpeza e o que mais você pensar. A razão é simples, na hora que você quiser ou tiver que usar qualquer desses coisas, quanto antes você achar, menos energia gasta procurando.

Menos energia, menos tempo gasto. Menos tempo gasto, mais tempo par você fazer aquilo que precisa ser feito. Mais tempo fazendo aquilo que devia ser feito, mais tarefas concluídas. Uma espiral de produtividade que parece não querer acabar.

Mas mesmo assim você pode pensar “não sou umas daquelas pessoas organizadas”, ou “agora já estou desorganizado”, e o que você precisa fazer à seguir é, justamente, começar a se organizar. Comece, separe 20 minutos por dia para organizar as coisas do dia-a-dia. Seja arrumar uma pilha de roupas, separa correspondências, checar e-mail ou colocar algo no lugar.

E se já está desorganizado, separe mais 15 minutos para sempre organizar algo antigo. Por fim, não esqueça de ao final do dia de trabalho ou de compromissos em casa, perder mais alguns minutos tentando saber o que irá fazer no dia seguinte. Simples assim, com um pouco mais de meia hora por dia, a sensação de estar mais organizado será imediata.

Em pouco tempo isso deve começar a se refletir tanto na produtividade, quanto em tempo livre para relaxar.

Como se organizar na vida

Outra coisa que precisa ter sempre em mente é a necessidade de conseguir estabelecer prioridades. É necessário que você consiga enxergar tanto aquilo que não pode atrasar, quanto aquilo que pode ser “tirado do caminho” com mais facilidade e então resolvido com menos esforço.

Entretanto, talvez, um dos modos mais eficientes de fazer organização se transformar em produtividade seja conseguir delimitar sua lista de afazeres. Estabeleça metas diárias, não importa se tem mil coisas para fazer, separa três ou quatro por dia e faça essas. Cumprindo esses objetivos, você sempre se motiva para mais tarefas e até para o dia seguinte.

E isso tudo só funciona quando você dá o primeiro passo e começa a fazer. Não pense nunca que se organizar é trabalhoso, mais trabalhoso é não estar organizado. Mais trabalhoso é perder tempo e energia com aquilo que não interessa enquanto poderia estar fazendo algo que reflete em sua produtividade.

Comece por algum lugar. Se organize, siga as tarefas, cumpra os objetivos, não se permita ficar soterrado pela desorganização. Vença ela e veja a diferença enorme de produtividade.