Esta é uma pergunta de um milhão de dólares…. rsrsrsrs brincadeiras à parte, mas é uma pergunta que todos querem saber. Infelizmente não existe uma resposta única e nem uma fórmula mágica, mas dá para entender o que está chamando a atenção dos recrutadores. A Robert Half divulgou recentemente a 7º edição da pesquisa realizada com profissionais qualificados sobre a percepção do mercado de trabalho*. No capítulo destinado aos profissionais responsáveis pelo recrutamento dentro das empresas, os recrutadores responderam que o que mais chama a atenção em candidato. Vou comentar neste artigo os dois primeiros itens:

1. Perceber que o candidato se encaixa na cultura e clima da empresa
2. Habilidades Comportamentais

A partir desta pesquisa dá para entender muitas coisas e direcionar a maneira de buscar e se portar quando estamos buscando uma nova oportunidade. Tenho visto várias pessoas frustradas porque são chamadas para entrevistas e não prosseguem no processo. É importante destacar que independente do seu curriculo, da sua experiência profissional, dos cursos que fez, é função do recrutador selecionar a pessoa certa para o cargo certo e para a empresa certa. Vejo pessoas se queixando e relatando que dentre os entrevistados era o melhor candidato e outra pessoa foi selecionada. Então não fique frustrado se você não se encaixa na cultura da empresa, faz parte do jogo e provavelmente você ficaria infeliz trabalhando nesta empresa.

Outro ponto que merece destaque são as habilidades comportamentais. É pra lá de importante o autoconhecimento, saber os pontos fortes e os que precisamos desenvolver, compreender como funcionamos, quais são as nossas preferências, mas as pessoas ainda não entenderam isso. Eu sou especialista em análise comportamental DISC e recebo frequentemente mensagens de pessoas pedindo dicas de como responder o Teste DISC. Eu sempre falo que não existe dicas, resposta certa ou errada, seja o mais honesto possível, responda o que você é de verdade. Posso te garantir que dá para detectar se você tentou burlar o teste. E segue a mesma máxima do item um, os selecionadores estão buscando pessoas com um perfil determinado para ocupar aquela vaga. Então não queria ser o que você não é.

A pesquisa que citei acima é muito rica e tem outros itens que valem a pena falar sobre cada um. Para não ficar um testão resolvi dividir em vários artigos. Publicarei sempre às quintas feiras. Me acompanhem.

Eu vou ajudar você a encontrar aquele emprego que tanto deseja.

Abraços 🙂
Eu sou Eliana Arruda, sou Coach de Carreira e de Recolocação Profissional, Especialista em RH e vou ajudar você a encontrar aquele emprego que tanto deseja.

*Índice de Confiança – Robert Half  – 7º Edição