Muitas empresas ainda adotam os modelos tradicionais de seleção e a escolha do candidato ideal acontece no momento da famosa entrevista de emprego. Mas existe um percentual crescente de empresas que vem inovando e estão adotando modelos criativos. Vamos conhece-los:

  • Jogos Online: A gamificação é a técnica de trazer o mundo dos games para dentro das empresas. Engana-se quem pensa que os jogos servem apenas para o entretenimento. A cada dia está sendo mais utilizada nos processos seletivos e em treinamentos, pois torna-os mais assertivos. Com pontuações, premiações e rankings, os games incentivam o aprendizado e mensuram as competências dos candidatos. Buscam identificar o comportamento do candidato por meio de atitudes mensuráveis nas tomadas de decisões. Uma grande rede de hotéis utiliza um software que exige que o candidato atue como um gerente hoteleiro virtual. O personagem tem tarefas que vão da compra de suprimentos até a definição do número de atendentes em operação durante o expediente do dia.
  • Brainteaser (uma entrevista tipo quebra-cabeça) O recrutador faz perguntas fora do comum ao candidato e não existe uma resposta certa ou errada. O que objetivo é testar a criatividade e a capacidade da pessoa em encontrar uma solução rapidamente. Um exemplo: “Se você pudesse juntar dois estados brasileiros, quais seriam e por quê? ” Ou “Por que os bueiros são redondos? ”. Esta técnica é muito utilizada em processos para Trainee. Desafie-se a pensar fora do tradicional. Monte as suas próprias perguntas incomuns e teste com os seus amigos.
  • Simulação de Software e de Programação: Esta técnica avalia na prática se o candidato realmente sabe utilizar um determinando software ou programar em uma determinada linguagem. É também utilizada para testar o nível de conhecimento com o Excel ou em outro aplicativo que seja pré-requisito da vaga.  É a comprovação do que você falou que sabia fazer.
  • Ferramentas de análise de voz, dicção e gramática por telefone: Utilizadas nos processos seletivos de cargos para telemarketing e atendimento ao cliente.
  • Entrevistas Online: Podem ser feitas a qualquer hora do dia, com um prazo definido pelos recrutadores. Este tipo de técnica agiliza o processo seletivo, mas pode ser muito intimidador. Apesar de ser online se prepare como se você fosse na empresa. Se preocupe com a roupa, maquiagem, o local onde você está, o que está aparecendo atrás de você, barulho, enfim você tem que ficar “bem na foto”.
  • Vídeo com Apresentação Pessoal: Técnica utilizada para fazer o primeiro filtro dos candidatos. Nesta técnica o candidato faz uma breve apresentação da sua vida pessoal e profissional e encaminha para a empresa. Algumas solicitam que o candidato relate porque deveriam contratá-lo para trabalhar na empresa. Uma dica bacana: escreva o que você falará no vídeo e treine antes. Desta forma você ficará mais seguro e natural na hora de gravar o vídeo.
  • Avaliação do Rastro Social Online: Ferramentas que analisam a interação do candidato em diversas redes sociais e procura tanto por pontos positivos como negativos do seu histórico online. Cuidado com o que compartilha, curte ou comenta. Seja discreto e use as configurações de privacidade.

Como vocês perceberam existem várias técnicas de seleção e você precisa estar preparado para enfrentar qualquer uma delas. Eu sempre falo nos artigos que escrevo, nas palestras e workshops que precisamos ter um currículo estratégico, ter autoconhecimento, fazer simulações de entrevistas, melhorar a nossa performance diante das câmaras, pois a cada dia as empresas estão adotando técnicas diferentes para selecionar o seu futuro colaborador.

Desenvolvi alguns produtos para o Laboratório de Currículos que podem te ajudar. Entre em contato e agendaremos um papo para que eu possa conhecer a sua necessidade. O meu e-mail é contato@elianaarruda.com.br

Veja o que estão falando do meu trabalho:

Depoimento Aline Pinto

Abraços 🙂

Eu sou Eliana Arruda, Coach de Carreira, Job Hunter, Especialista em RH e vou ajudar você a encontrar aquele emprego que tanto deseja.