Se recolocar no mercado de trabalho hoje não é uma tarefa fácil, requer muita energia e dedicação. Tenho percebido que as pessoas não estão fracassando, estão desistindo sem ter conseguido e isso pode gerar vários complicadores como crenças limitantes e baixa autoestima.

Vou propor um exercício que vai ajudar você a se conhecer de verdade. Eleja algumas oportunidades de emprego nas quais você acredita que esteja dentro do seu perfil profissional, copie a descrição das atividades e a formação solicitada. Você poderá fazer esta pesquisa nos principais sites de emprego. Faça uma planilha e coloque as informações em tópicos e na outra coluna avalie de 0 a 10 o quanto você está atendendo ao solicitado, mas seja o mais honesto possível. A partir daí você terá mapeado os seus pontos que merecem atenção, ou seja, os pontos que podem estar te impedindo de conseguir um emprego. Escreva na coluna ao lado da sua avaliação o que você pode fazer para melhorar este quadro, por exemplo: a vaga pede inglês avançado e você se avaliou como 5 neste tópico. Coloque na coluna ao lado as opções para sanar este gap como entrar num curso de inglês, contratar um professor particular, assistir aulas de inglês no Youtube, contar com a ajuda de um amigo que saca muito de inglês, enfim defina qual ação você fará para sanar esta defasagem e coloque data para iniciar.

Tenho atendido muitas pessoas que reclamam que não são chamadas para as oportunidades. Fazendo uma análise destes comentários, percebi que 80% destas pessoas não se conhecem, não sabem o que precisam desenvolver, não tem perspectiva de futuro e nunca se avaliaram de verdade. Às vezes quando ficamos muito tempo numa mesma empresa nos acomodamos e quando voltamos para o mercado de trabalho não percebemos o quanto estamos desfasados. Não adianta se desesperar, trace o seu plano de ação com data para iniciar esta jornada e não me venha com a desculpa de que não tem dinheiro para melhorar a sua empregabilidade. Hoje em dia você consegue fazer muitos cursos e participar de palestras sem gastar um real. É uma questão de atitude. Não se preocupe se tiver que dar alguns passos para trás para depois dar vários para frente, isso é totalmente normal. O mais importante é ter em mente o que eu estou levando deste aprendizado? E o que eu tenho que fazer para não ter que passar por ele de novo?

Se você gostou destas dicas dá um like e compartilhe. Eu vou ajudar você a encontrar aquele emprego que tanto deseja.