Muitas vezes o sucesso é apenas um degrau acima de uma subida constante, mas não se engane, o que fica para trás, continua lá. Vai de você saber continuar subindo e deixando eles no passado.

E isso pode parecer fácil, mas não é. É preciso saber abrir mão disso tudo que ficou para trás e não carregar nada. Um peso que muitas vezes impede que consigamos subir ainda mais alto.

É preciso saber também que não existe apenas um caminho, muito pelo contrário, são vários, e cada um deles deixa um rastro. Saber deixar para trás toda essa trilha e não se permitir ficar preso a essas opções que já passaram. Por isso é importante saber: Você continua sonhando com o que deixou para trás? Continua preso a esse passado?

Pior ainda, você arrasta aquele peso por aí perguntando para si mesmo como seria sua vida caso tivesse escolhido um outro caminho? As respostas nunca são simples e cada um precisa conseguir entendê-las e aprender a lidar com isso.

E não se esqueça, todos deixam essas pegadas, afinal ninguém acerta de primeira e nem escolhe os melhores caminhos sem nunca tropeçar. Esses escorregões fazem parte e são quem constroem os degraus mais sólidos.

Sobra para você sempre ter em mente que é muito melhor deixar para trás um rastro de riscos e tentativas do que de arrependimentos. Para cada vez que você arrisca, maiores as chances de encontrar o sucesso onde você não esperava. Por outro lado, não tentar só permite que você aceite o destino que lhe foi escrito ao invés de escrever o seu próprio caminho para o sucesso.

Daqui a cinco anos você vai olhar para trás e ver o que? Será que ainda estará carregando o peso de suas decisões ou encarando seu rastro? Ou será que você terá aprendido que o passado passou e que aquele degrau do sucesso está muito mais perto do que aquele passo que você deixou para trás?