O currículo é uma peça de marketing, portanto faça uma boa propaganda. Seja objetivo, mas destaque o que você fez de melhor naquela experiência profissional. Não se esqueça que tudo que você colocar no seu currículo deverá ser comprovado, então não adianta colocar um curso ou experiência que você não tenha comprovação, isso só vai queimar o seu filme. Imagine a situação constrangedora numa entrevista de emprego, o selecionador pedir a comprovação e você falar que não tem… se eu fosse o selecionador já começaria a duvidar das outras informações.

Vou contar um caso super constrangedor que aconteceu quando eu estava buscando currículos para uma determinada vaga. Selecionei um currículo que era perfeito e mostrei para o dono da vaga. Vocês nem imaginam o que que aconteceu… o dito candidato praticamente copiou o currículo do dono da vaga… posso garantir que foi uma situação muito chata. Chamamos o tal candidato para averiguar a experiência que ele tinha colocado no currículo e quando questionado ele não conseguia dar detalhes sobre as atividades, se enrolou todo e alegou que realmente tinha trabalhado nas empresas, mas que não tinha comprovação. Depois descobrimos que ele realmente tinha prestado serviços para as empresas, mas não tinha feito nem metade do que estava no seu currículo. Aí eu pergunto para você, qual a vantagem de mentir no currículo? Por que se colocar coisas que não fez, este currículo não será seu. Você até pode querer ter uma experiência dessa, mas não é sua. Não adianta copiar o currículo de outra pessoa, um dia a casa cai. Então seja o mais honesto possível e assuma a sua experiência mesmo que você desejasse que fosse outra. Infelizmente não podermos volta atrás e fazer um novo começo, mas podemos começar agora a fazer um novo futuro.

Toda vez que participar de um curso ou palestra peça o certificado ou uma declaração de participação. Aproveite o período em que está buscando uma nova oportunidade para se atualizar. Tenho visto muitas palestras e até cursos gratuitos. Participe! Se programe para fazer pelo menos 2 por mês. Está valendo online ou presencial. Você verá que só o fato de sair de casa ou ter contato com outras pessoas te dará novo ânimo e fortalecerá a usa autoestima. Fica a dica!

Se precisar de ajuda contem comigo, pois eu posso ajudar você a encontrar o emprego que tanto deseja.

Abraços 🙂

Eu sou Eliana Arruda, sou Coach de Carreira, Especialista em RH e vou ajudar você a encontrar aquele emprego que tanto deseja.