A importância é enorme. E para a vida profissional? Tão grande quanto. As pessoas não se conhecem, não sabem no que são boas, não sabem o que querem fazer, não sabem o que o mercado está pedindo para a oportunidade de emprego que almejam e não tem perspectiva de futuro. Escuto muito: qualquer coisa serve… como assim? Entendo que em tempos de crise precisamos dar um passo para atrás para seguir em frente, mas “qualquer coisa serve” é algo inadmissível. Usarei a frase do Sun Tsu no livro “A Arte da Guerra” para falar da importância do autoconhecimento.

“Conheça os lugares onde você está pisando, movimente-se, abra portas. ”  

Ela é perfeita, vamos analisa-la. Para conhecer os lugares aonde está pisando você precisará se conhecer para saber se está pisando num lugar que é favorável ou não para o seu crescimento, para a sua realização profissional. O processo de autoconhecimento vai extrair informações que são essenciais para o nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional, com ele, os pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria ficam em evidência, forçando-nos a lidar com eles e não apenas “ignorá-los”, como é feito em muitos casos.

O autoconhecimento é uma ferramenta importantíssima para que o indivíduo possa ampliar suas capacidades e habilidades, dando a eles a possibilidade de modificar, efetivamente, seu comportamento. Isso permite evoluir tanto no âmbito profissional quanto pessoal, estando mais apto a liderar e ter posições de destaque em quaisquer que seja a carreira escolhida. Eu utilizo o teste DISC para auxiliar no processo de autoconhecimento no Laboratório de Currículo e nos processos de coaching. De acordo com a Teoria DISC todas as pessoas têm potencial para o sucesso, mas cada uma terá mais chances de alcançá-lo em atividades que estejam adequadas ao seu perfil comportamental. Portanto, parte do princípio de que nenhum perfil é melhor ou pior. O teste faz uma análise geral da sua forma de reagir frente a determinadas situações e permite a construção de metas voltadas para o seu perfil, levando em consideração os seus pontos fortes e pontos de melhoria. O “movimente-se” da frase está aqui, é o movimentar com propósito, direção e foco.

A percepção de si mesmo é fundamental para guiar nossas decisões, planejar, organizar e realizar nossos objetivos, sonhos e metas, desenvolver nossas competências e habilidades e administrar nossas ações assertivamente. Aí está o “abra portas” da frase. Pessoas que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais assertivas, tem direcionamento, são mais realizadas e felizes.

Espero ter despertado em você a importância do autoconhecimento. Se precisar de ajuda conte comigo. Eu tenho assessorado várias pessoas a se recolocar no mercado de trabalho através do Laboratório de Currículo (palestras gratuitas, processos individuais e em grupo).

Abraços 🙂

Eu sou Eliana Arruda, Coach de Carreira e de Recolocação Profissional, Especialista em RH e vou ajudar você a encontrar aquele emprego que tanto deseja.

Email: contato@elianaarruda.com.br

WhatsApp: 21 96771.2333 e Site: www.elianaarruda.com.br