Será que você sabe o que faz um coach de carreira? Será que sabe o quão importante é o trabalho desses profissionais e o quanto eles podem te ajudar a encontrar seu caminho? Será que você já não precisa de um coaching de carreira e não sabe?

Enfim, o que não faltam são perguntas e dúvidas sobre essa profissão relativamente nova, portanto, eu vou lhe explicar o que é coaching de carreira e o que faz um coach.

O que é coaching de carreira?

De acordo com as definições mais comuns, o coach de carreira é aquele profissional que te ajuda de modo pessoal e próximo a estabelecer algumas metas profissionais ou tomar decisões que podem levar sua carreira para novos patamares e caminhos.

Nenhum coach de carreira irá tomar a decisão por você, mas sim fazer com que você se sinta mais confiante para tomar essas decisões. E mais ainda, em alguns momentos em que você se sente estagnado na vida profissional, o coaching te ajudará a criar planos de carreira e atravessar obstáculos que venham a surgir em sua carreira.

DICA! Caso você seja novo nessa área, saiba que “coaching” é o processo e “coach” é o profissional responsável por este processo.

Um coach de carreira pode ajudar com tudo desde o trabalho e o que é preciso para estar preparado para chegar ainda mais longe em sua carreira ou até fazer você perceber que precisa estar em uma carreira nova.

Na mesma função de fazer você encontrar quem você realmente é, o coaching de carreira ainda te auxiliará e se descobrir uma pessoa mais criativa e com mais capacidades. Mostrar para as pessoas que, muitas vezes, elas querem algo, mas nem sabem direito (ou não sabem) que querem isso.

Como se tentasse fazer com que a pessoa olhasse para dentro de si mesmo para entender suas habilidades, forças, vontades e necessidades, características que essas pessoas podem (e devem) se encaixar em suas carreiras ao mesmo tempo em que tem satisfação financeira.

Coaching de carreira

O coach de carreira não dá as respostas e nem responde as perguntas, muito menos toma as decisões por ninguém, mas ajuda as pessoas a encontrarem suas próprias respostas.

A importância de um coaching profissional

Mas por ser uma carreira que cresce muito, o coaching pode levar muita gente a se meter em enrascadas. Portanto é importante que você saiba identificar um coach profissional e preparado para te ajudar.

E a primeira coisa que você deve ver é se esse profissional é realmente profissional. Se tem uma formação oficial e se não está simplesmente tentando navegar em uma maré que atualmente está alta.

O coach profissional é habilitado por cursos e especializações. E com essa formação ele traz consigo ferramentas, metodologias e técnicas que poderão ser usadas para te ajudar. E lembre, nunca para te responder. Se algum coach vier com respostas, quase sempre ele não sabe as perguntas.

Mas uma formação oficial ainda pode ser pouco. Procure pelo currículo do profissional, busque informações em seu blog ou site. Vá a busca dos comentários de clientes e declarações. Em tempos de internet, é fácil até entrar em contato com essas pessoas que contrataram ele e conversar com elas. Eu, por exemplo, sempre disponibilizo materiais aqui no blog e Facebook para que possam conhecer melhor meu coaching de carreira.

Outra dica é procurar o que o coach já fez, seja em termos de carreiras, seja em termos de conteúdo. Tente enxergar se ele próprio encontrou o sucesso naquilo que se propôs a fazer. Tente enxergar como ele administra seus próprios negócios, como ele lida com seus clientes e como ele trata do próprio marketing.

Por fim, converse com o coach, peça para ele próprio falar sobre a carreira dele e seus trabalhos passados, seus resultados com outros clientes e tente se deixar levar pela sua impressão de confiar ou não nele.

Mas lembre-se, coach vem do original inglês “treinador”. E nos esportes o treinador não pega na bola e faz a cesta, o gol ou dá o golpe, o treinador ajuda o atleta a desenvolver seu potencial ao máximo. São responsáveis por analisar suas performances, instruí-los, motivá-los e fazer com que eles descubram que têm a força para se tornarem campeões.

Quer que eu faça o mesmo por você? Entre em contato comigo por aqui que eu vou te ajudar!