Pode parecer loucura, mas já é realidade em algumas empresas. O E-Social é um projeto do Governo Federal, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas. Com a plena implantação do E-Social, o profissional de RH será obrigado a informar imediatamente quando ocorrer uma admissão. Nenhum candidato poderá ser contratado sem que o arquivo com a informação já esteja na base da Receita. Depois desta explicação toda sobre o E-Social vocês entenderam o que eu quis falar no título deste artigo?

Entrei em contato com alguns amigos que trabalham no RH e eles relataram que já alteraram o processo de admissão e antes de fechar com qualquer candidato é feito uma pesquisa de qualificação cadastral do e-social. Se o candidato tiver alguma divergência eles não estão admitindo, pois vai causar problemas para as empresas.

A minha dica de hoje é fazer uma consulta no link abaixo e verificar se está tudo certo com o seu cadastro. Você precisará informar o seu nome completo, CPF, data de nascimento e PIS. O aplicativo retornará com o resultado e orientações para resolver as divergências

Consulta Cadastral

Passar num processo seletivo está bem complicado, pois a concorrência tem se acirrado muito nos últimos tempos e não será justo você ser eliminado por não estar com a sua qualificação cadastral correta. Acredito que 90% das pessoas não tem a menor ideia desta informação. Fica o alerta e vamos ficar atentos. A solução é se preparar e não deixar que problemas burocráticos possam te eliminar da sua tão sonhada vaga de emprego.