A falta de tempo é uma das principais reclamações das pessoas no mundo moderno. Levantamos cedo e dormirmos tarde todos os dias, e a sensação de que não fizemos nada do que foi planejado é cada vez mais comum.

Para cumprir o planejado é muito comum que pessoas abram mão de horas de sono, lazer ou curtir com a família para cumprir todas as tarefas do trabalho e do lar.

Por outro lado, vemos pessoas próximas, colegas e parentes que conseguem cumprir as horas de trabalho, sair com a família, realizar projetos pessoais, aproveitar momentos de lazer etc. todos os dias. Como é possível esse contraste tão grande entre dois estilos de vida se todos temos as mesmas 24h por dia?

A resposta é simples: organização.

Organizar o tempo é mais que um luxo, é uma necessidade cada vez mais urgente no nosso dia a dia. Ainda mais conforme o tempo passa e as nossas responsabilidades aumentam.

Como conciliar filhos, família, lazer e trabalho na vida moderna sem organização? É impossível. Se você ainda não adquiriu o hábito de organizar o seu tempo, já deve ter percebido que vai ter que abrir mão de uma ou duas das tarefas acima.

Então, se você está sentindo que seu tempo está cada vez mais escasso, há alguns exercícios que devem ser praticados a fim de cumprir todas as tarefas possíveis.

O primeiro desses é fazer uma lista de tarefas que você deseja fazer no dia. Você deve se conhecer bem e saber o que faria melhor durante a manhã, tarde e noite. Se você é do tipo de pessoa que já acorda no pique para o dia a dia, vale a pena fazer uma atividade física logo cedo. Se for o contrário, deixe as manhãs para atividades que você esteja mais acostumado a fazer, como os afazeres domésticos.

Depois você precisa saber exatamente quanto tempo dedicará a cada atividade. Quanto tempo gasta do percurso do trabalho até em casa? Quantas horas você leva para fazer o jantar? Com base nisso fica mais fácil saber o tempo que você deve dedicar a cada tarefa por dia.

Por último, é preciso ter disciplina. Todos gostamos de procrastinar um pouco, mas devemos tentar nos controlar para cumprir tudo aquilo que desejamos. Se você é daqueles que chega em casa, coloca sua série favorita na TV e fica horas assistindo, tente se policiar para ver apenas um capítulo antes de fazer as tarefas que faltam.