Mudar de área pode ser uma opção, buscar novos objetivos e sonhos, mas, talvez, olhar para dentro de si mesmo seja um caminho que deve ser seguido antes de tomar uma decisão tão importante quanto deixar tudo para trás. E enquanto se observa, até descobrir que o problema não é sua carreira, mas sim você e sua produtividade no trabalho.

É lógico que isso não acontece em todos casos e não existe uma unanimidade nesse sentido, mas ainda assim esse é um problema que aflige muito mais gente do que você pode imaginar. Um grupo que se sente insatisfeito e desmotivado onde está, sem perceber que eles próprios poderiam mudar esse cenário.

Pior ainda, sem encontrar o cerne do problema, muito provavelmente, mudam de área e profissão, mas, em pouco tempo, identificam a mesma falta de vontade. Passam a repetir o erro e logo enxergam a possibilidade de outra mudança.

Então, encontre o problema, aumente a produtividade no trabalho onde quer que você esteja e encontre seu caminho ali mesmo.

A importância de aumentar a produtividade no trabalho

Mas primeiro, é preciso tenta entender o que realmente é produtividade no trabalho. Em linhas gerais, ela é a relação quantidade produzida diante daquilo que precisa ser feito. É possível medir a produtividade por meio de metas, de uma agenda cheia, pela quantidade de produção de algo. Enfim, várias possibilidades.

Facilitando para entender ainda mais, se você precisa produzir 30 canetas por mês, pode ter que criar uma por dia, mas, quando você passa a produzir o dobro ou o triplo disso, sem aumentar sua carga de trabalho, verá isso refletir em vários outros detalhes. Você pode, ao final do mês, ter mais canetas para vender e aumentar seu lucro, ou criar tempo para estudar sobre essa fabricação e melhorar o resultado, ou simplesmente transformar isso em tempo livre para a família.

Produtividade no trabalho permite estudar mais

E essa produtividade vai ainda mais longe quando você tem em mente a possibilidade de criar algo com ainda mais qualidade, por meio de recursos mais baratos e um tempo menor. Criando ganhos maiores diante da mesma quantidade de trabalho.

Sobre tudo isso, o mais importante é entender que uma melhor produtividade está altamente ligada à qualidade daquilo. À capacidade de sempre entregar o melhor produto, independente do lucro ou da economia.

Expanda essa ideia para o dia-a-dia, para qualquer tarefa que você tenha que cumprir. Seja um texto a ser entregue, um telefone, um contato comercial ou uma proposta. Conseguir gerir essa relação entre a produção e o resultado é o segredo de uma boa produtividade.

Como aumentar a produtividade no trabalho

Conseguir aumentar a produtividade é um segredo que colocará todos em um ritmo que, muitas vezes, é a diferença entre o fracasso e o sucesso. Portanto, confira uma série de técnicas e dicas que podem aumentar a sua produtividade de modo simples e rápido.

Inove

O mundo corporativo é um cenário que muda constantemente e quase sempre descobre ferramentas e tecnologias que te ajudem a aumentar essa produtividade. Esteja pronto para mudar, não fique preso a velhos métodos, descubra jeitos melhores de fazer coisas antigas e economize em tempo e energia.

Gestão de tempo

O tempo está lá, não adianta esticá-lo ou encaixar mais coisa nele do que ele “aceita”. Pior, na maioria das situações, ele é um recurso escasso. Você sempre tem mais coisas a fazer do que tempo para isso.

Organize bem as tarefas e as funções dentro de uma equipe, aproveite o melhor de cada um e a melhor ferramenta. Quando mais à vontade a pessoa estiver com aquilo, mais fácil ela fará, menos tempo levará e melhor será a produtividade.

Priorize cada tarefa

Não adianta achar que tudo tem a mesma importância, encontre a necessidade e o tempo de cada tarefa e obedeça a essas vontades. Muitas vezes, algo precisa ser feito com urgência ou outro com mais atenção e calma. Descubra a “vontade” de cada tarefa e veja-as serem cumpridas com uma facilidade maior.

E lembre-se sempre, antes de mudar de área ou achar que o problema é a situação, tente descobrir se o problema não é você, se organize e encontre melhor resultados. Se motive a ir além diante de um aumento da produtividade. Talvez continuar ali seja o segredo e você não sabia o que tinha que fazer para encontrar esse caminho.