Se você não se importar com a sua carreira, ninguém vai. São seus sonhos, suas metas, seu caminho e, muitas vezes, as possibilidades que as empresas lhe dão não chegam nem perto daquilo que você quer. Então, quem deve se preocupar com o seu desenvolvimento de carreira é você mesmo.

E até quando lhe são apresentadas soluções e serviços prontos, o mais importante é que você tenha o cuidado para que isso caiba dentro de suas metas e sonhos. Que se encaixe naquilo que você imagina de sua vida pessoal e profissional.

Desenvolva você mesmo seus planos e não deixe ninguém fazer isso por você. Por isso, é bom entender o que significa esse desenvolvimento de carreira.

O plano para seu desenvolvimento de carreira

Um plano de carreira significa criar um caminho entre o presente e o futuro. Entender cada passo que você dará em direção ao sucesso. Quase um guia que te colocar em frequência com o que planeja par seu futuro.

Mas para saber onde pretende chegar e que caminho tomar, isso dependerá de cada um. É preciso analisar cada ambição e preparo. É preciso autoconhecimento para estabelecer as metas e entender onde cada um pretende chegar e que esforço está preparado para fazer.

Um bom plano de carreira, então, não é necessariamente uma série de metas internas, mas, sim, um conjunto de objetivos que levam a algum lugar. Melhor ainda, um planejamento que mostrará para cada um o quanto e como estão indo em frente.

Desenvolvimento de carreira precisa visar o futuro

E não são poucas a vantagens de um bom planejamento, já que, quanto mais você souber onde irá, mais fácil estará preparado para aquilo de antemão. Melhor ainda, ao ver essas metas sendo batidas, terá mais motivação para seguir em frente.

Já para as empresas, um funcionário com um plano de carreira bem feito é um funcionário feliz e que luta por aquilo. Mas isso não quer dizer que você deva deixar isso nas mãos dela, trace seu próprio planejamento, acredite que ninguém terá um plano melhor para você do que você mesmo.

Gestão de Carreira

Mas existem modos e jeitos de fazer o seu planejamento de desenvolvimento de carreira de modo mais acertado e funcional. E todos eles passam pelo modo como você encara o sucesso.

Talvez, o sucesso para alguns seja um alto cargo e uma aposentadoria cheia, para outros, talvez, seja uma função que lhe permita passar mais tempo com a família. Encare essa flexibilidade como um ponto inicial de gestão de sua carreira. Quem decide essa trajetória é você e não imposições do sistema e outros tipos de engessamentos.

E falando em possibilidades, é preciso ainda ter sempre abertura para imprevistos e possibilidades. Mudanças de caminho pelo meio desse planejamento. Então não tenha medo de se adaptar a cada degrau.

Mais do que isso, valorize seu trabalho e suas decisões. Talvez, o futuro não seja uma linha reta onde tudo acontece de acordo com aquilo que você acredita.  Talvez, existam algumas bifurcações e encruzilhadas. Talvez, seja preciso até deixar aquele caminho de lado e tomar outro, portanto, esteja sempre pronto a mudar e se adaptar.

O mais importante disso tudo é estar preparado e não ser prego desprevenido. Pior ainda, não deixe que uma oportunidade passe sem que você consiga pegá-la. Se você sabe que irá precisar de algum tipo de expertise ou conhecimento técnico, parta em busca dele antes que ele seja necessário. Vai precisar de algum tipo de diploma e graduação, não deixe para em cima da hora. Você já sabe seu caminho, então o tome.

Afinal, são seus sonhos, suas metas e seus objetivos. E sabendo que, na maioria das vezes, as empresas não te darão essas opções, corra você mesmo atrás desses planos. Se importe com seu desenvolvimento de carreira, afinal, ninguém se importa mais com isso do que você.