Ficar mais tempo trabalhando e enfiado no escritório não quer dizer ser mais útil. Estar sempre ocupado nunca é o mesmo que dizer que está sempre produzindo. A diferença entre esses dois lados é, justamente, o gerenciamento de tempo. É ser mais produtivo, viver com mais leveza e ter qualidade, não quantidade.

Pense que quem deve controlar sua rotina é você, e não o contrário. Não gerenciar bem isso pode simplesmente destruir sua produtividade.

Não é preciso que o dia tenha mais que 24 horas, é necessário que dentro desse tempo você aproveite bem o que tem em mãos. Portanto, você pode e deve escolher bem aquilo que tem a disposição e passar a gerenciar bem seu tempo.

A importância do gerenciamento de tempo

Gerenciar esse tempo significa entender que mais do que encher sua agenda de tarefas, você deve entender o que é mais importante ser feito e como isso precisa ser organizado dentro de seu tempo.

Muitas vezes, enquanto você acha que está sendo produtivo trabalhando mais de 10 horas por dia, não percebe que, na verdade, está acumulando um cansaço que, em longo prazo, fara com que sua produtividade vá decaindo e se acumulando.

Mais importante que as horas de trabalho é acabar o dia e ter a impressão de que realizou tudo que precisava ser feito. Um sentimento de realização que toma o lugar de um cansaço e de uma impressão de acumulo de tarefas e frustração.

Gerenciamento de tempo: chegar ao final do dia relaxado!

E uma melhor organização de seu trabalho, um gerenciamento melhor, faz com que sobre mais tempo para que você tenha tempo útil fora do trabalho. Não simplesmente ser movido pelo ócio, mas também diminuir aquela pilha de livros a serem lidos, relaxar, ou até ter tempo para dar andamento a projetos de especialização ou se aprofundar em técnicas que, futuramente, ajudarão ainda mais a criar uma produtividade adequada.

É importante ter em mente que, antes de qualquer coisa, você tenha conhecimento de seus limites e suas capacidades. É saber que existem tarefas a serem feitas nessas 24 horas do dia, e isso inclui não só trabalhar, mas também, dormir, se alimentar, ter tempo livre, estudar e mais um monte de coisas.

Tente ter consciência de quanto tempo você precisa para fazer cada tarefa, cronometre se for preciso, e então coloque tudo bem organizado. Não acumule tarefas que podem não serem feitas.

Enquanto tenta entender a dinâmica de seu tempo, você acabará descobrirá o que tanto rouba seu tempo e não te deixa ser mais produtivo na hora de gerenciar suas tarefas. Você vai entender o que é distração e o que não precisa ser feito. Fuja dessas armadilhas.

Dicas para gerenciar o tempo

Mas também existem dicas que podem te ajudar ainda mais a encontrar essa produtividade com o gerenciamento de tempo. Uma dessas dicas é justamente uma das ferramentas mais usadas por todos: uma lista.

Gerenciamento de tempo: Lista de tarefas

Sim, uma simples lista pode salvar sua produtividade. Crie uma agenda para as tarefas do dia-a-dia profissional, elabore uma lista daquilo que precisa ser feito em casa ou na sua via pessoal. Crie metas e tente encaixar tudo de jeito que você conseguirá concluir tudo.

Uma boa rotina é imprescindível para que você consiga gerenciar bem seu tempo. Se você não está organizando bem seu tempo, nunca conseguirá atingir o nível de produtividade que você deseja.

Outro modo eficiente de gerenciamento de tempo é lidando bem com ele. Faça uma coisa de cada vez e se prepare para elas. Se prepare bem para aquilo e faça bem de uma vez ao invés de ter que repetir para corrigir. “A pressa ser inimiga da perfeição“ é uma máxima verdadeira até o último segundo.

Melhor que isso, use bem seu tempo para produzir algo, estudar ou qualquer tipo de melhoria. Estude em meio a pausas, filas de banco e onde mais você puder ficar sem fazer nada, mas que irá estar usando isso ao seu favor.

Por fim, priorize, saiba o que é o urgente e o que é importante. O “urgente” talvez seja algo que ficou acumulado, enquanto o “importante” precisa ser feito. Deixar que suas tarefas “urgentes” tomem todo seu tempo faz com que o que é “importante” fique de lado e em pouco tempo verá que isso se tornou uma bola de neve que estará prejudicando sua vida profissional e pessoal.

Estar sempre ocupado pode ser o mesmo que estar deixando o que importa para trás. E uma solução para isso passa pelo gerenciamento de tempo para ser mais produtivo. Portanto, se organize.