Nunca a máxima de “acordar com o pé direito” foi tão real. A cada dia que passa, mais especialistas e profissionais percebem algo bem comum: criar uma rotina matinal pode te ajudar a ser mais produtivo no resto do dia inteiro.

Não é preciso que o dia tenha 30 horas, mas que você consiga aproveitar bem suas horas de trabalho. O segredo é aproveitar seu tempo.

E começar o dia bem faz com que, muito provavelmente, o resto do dia siga o mesmo rumo. Portanto, uma rotina logo de cara pode facilitar muita gente. Tente fazer isso e você verá uma diferença.

A importância de uma rotina matinal

Aproveitar o comecinho do dia para conseguir se produtivo e prever um dia que siga o mesmo ritmo é uma solução que deve ser pensada por todos, por isso, comece seu dia bem. E muitos especialistas apontam três erros muito comuns.

O primeiro parece ser algo bem comum: não acorde e saia usando seu celular. Não se envolva com isso logo de cara, você vai ter tempo de atualizar suas redes sociais. Acorde primeiro, mas acorde de verdade.

E a próxima dica é, justamente, sobre dormir, não adianta ficar apertando a função soneca de seu despertador. Dormir mais alguns minutos não vai fazer a menor diferença para seu sono, e talvez acabe apenas de fazer despertar menos rápido, o que fará você acordar sonolento. Uma boa noite de sono é importante para a rotina matinal.

Por último, não cheque seus e-mails nunca antes de organizar as tarefas do dia. E-mail tira seu foco e te dá a impressão de precisar fazer coisas, responder pessoas ou dar atenção antes do que deveria. Se organize antes, comece a fazer tudo e ai depois disso vá checar suas mensagens.

Começando sua rotina de trabalho

Mas ainda existem ferramentas e dicas que podem ser usadas no resto do dia e que te farão aumentar a produtividade.

E uma delas é saber usar sua mente. Saiba pesar, não perca tempo com tarefas que não são importantes e sempre foque naquilo que é rápido e precisa ser feito. Faça isso tudo antes de se tornar urgente. Esteja sempre adiantado.

Outra dica que ajuda sua mente é nunca ficar olhando para uma página em branco, sempre comece, mesmo que depois tenha que voltar atrás para revisar e refazer. É melhor ter um rascunho do que não ter nada.

Mas há ainda quem aponte que algumas mudanças na agenda são imprescindíveis. Muita gente acredita que o melhor a fazer é começar pelas tarefas mais fáceis, já que elas podem te motivar para o resto dos itens de sua agenda. E não adianta ter dezenas de tarefas, priorize apenas algumas, cumpra essas e depois adiante os outros dias, caso sobre tempo.

Por isso é tão importante ter uma rotina diária, uma agenda organizada e com tudo que você irá conseguir fazer.

A rotina é o segredo do sucesso

E esse é o segredo, desde a hora que acordar até o final do dia é importante criar uma rotina. É importante que você consiga antes mesmo de começar o dia, conseguir visualizar tudo aquilo que você irá fazer, como e onde irá chegar.

Por isso é tão importante acreditar em você, saber onde irá chegar e que caminho tomará. Se tiver alguma dúvida, não perca tempo, confie em você e em seus instintos, ser decisivo é produtivo.