O ano já chegou e com ele as promessas e objetivos para esse novo ano. Sempre fazemos promessas para o ano novo, não é? Queremos casar, perder peso, iniciar algum projeto que está engavetado há muito tempo, mudar de emprego, enfim, fazer diferente e nos renovarmos junto com o novo ciclo que se aproxima.

Muitos desses pedidos para renovação estão ligados à carreira profissional. Conseguir um emprego novo, ser promovido, trocar de profissão, estudar. São muitos os objetivos e as formas de renovação para a vida profissional. Ainda assim, vejo que algumas pessoas não conseguem cumprir seus objetivos a tempo. Elas adiam aquilo que tanto esperavam para mais um ano.

Percebi que fica cada vez mais difícil conquistar um objetivo se as pessoas não definirem com clareza o que elas querem. Dizer a si mesmo “quero um emprego novo, se surgir alguma oportunidade eu agarro!” não é um objetivo. É preguiça.

Por isso a dica primordial para conquistar um objetivo é: tenha um objetivo definido! Parece redundante, mas não é. Ter um objetivo é estabelecer algo específico que deve ser alcançado em um tempo determinado. Por exemplo, “estarei em um cargo executivo até maio de 2017”.

Após definir o objetivo, é preciso criar metas mensais e talvez até diárias para conquistar o que você deseja. Essas metas devem ser possíveis de alcançar porque, se não for dessa forma, você se sentirá triste e desmotivado logo no primeiro mês. Existem algumas formas de deixar essas metas mais visuais, como planners e calendários, ou até mesmo apps de celular. Use essas ferramentas para saber exatamente o que vai estar fazendo em cada mês.

“Em março vou aumentar as vendas em 5% e vou começar o curso de especialização que eu procuro. Daqui a dois meses, em maio, terei terminado o curso e vou me empenhar para aumentar as vendas em 15%”. Esse exemplo é exatamente o que eu acho importante que seja replicado para o cumprimento das metas. Ele mostra que é importante saber o que vai fazer em cada mês, estabelece metas palpáveis e garante a motivação necessária para alcançar o objetivo.

Mas o principal ingrediente nessa mistura toda é a motivação. Você tem que saber o que deseja e se lembrar todos os dias das suas metas. Saiba o que você quer, por que quer, qual é a importância disso na sua vida. Esse é o combustível mais importante para impulsionar a sua carreira.

Gostou dessa dica? Comente aqui embaixo quais são suas metas para 2017. Mas lembre-se de usar metas concretas!