Nossa vida pessoal e profissional é feita de escolhas, a grande diferença é que na profissional você tem opções bem concretas de melhorar isso por meio de produtividade no trabalho. E isso passa por tentar entender se você está fazendo do jeito que deve ser feito ou está até lutando contra si mesmo.

O dia-a-dia profissional é sempre uma montanha-russa com dias de empolgação e valorização e outros em que nada parece dar certo. É importante, então, tentar estabilizar isso, equilibrar os altos e baixos e manter a produtividade sob controle.

E os problemas podem ser vários, desde insatisfação no ambiente de trabalho, até problemas externos que estão refletindo no trabalho. Mas contra tudo isso existem soluções, basta enfrentar todos esses obstáculos e se concentrar nas tarefas e metas que você traçou.

Organização pessoal e o que pode estar dando errado

O primeiro passo é sempre tentar identificar onde está o problema. Descobrir quem é seu inimigo e enfrentá-lo cara a cara.

Um dos primeiros passos é atrapalhar o que diminui sua produtividade no trabalho

Comece por detalhes simples, como seu sono. Não tenha dúvidas, se existe uma coisa que pode atrapalhar sua produtividade é falta de sono. Menos horas dormidas atrapalha na sua atenção e te faz ser mais dispersivo.

E por mais que muita gente aponte que fica bem com quatro ou cinco horas dormidas, a grande verdade é que as pesquisam científicas não param de apontar que um mínimo de sete ou oito horas é o necessário.

Ainda falando no quanto sua saúde prejudica a produtividade no trabalho, não fazer exercícios diários é um grande inimigo da atenção. Há quem aponte ainda dois momentos incríveis para praticar exercícios: antes de chegar ao trabalho e durante o horário de almoço, acelerando seu metabolismo, diminuindo sua sonolência e fazendo você ficar “mais ligado” nas tarefas do dia-a-dia.

Indo para um campo mais prático, todos devem fugir daquele tipo de energia desperdiçada com tarefas que não sejam prioridade. Normalmente, isso acontece quando você se organiza do jeito mais fácil, não do jeito ideal. Tarefas fáceis geralmente tem menos importância e precisam de menos atenção, mas gastam a energia que você depois teria que usar para algo mais complicado. Portanto, inverta ou pelo menos intercale. Uma mudança que só ela já deve refletir nos prazos de metas e diminuir o stress e a correria daquilo que “ficou para o final”.

Entretanto, enquanto essa organização das tarefas é algo que irá melhorar muito, ir muito além disso, criar uma “hiper organização” e se deixar levar por um engessamento pode travar mudanças e demandas que surgem sem avisar.

E falando em perfeccionismo, fuja dele. Seja cuidadoso e atencioso, mas não se pegue repetindo tarefas nem tentando melhorar nada que já não esteja suficientemente bom para ser “enviado adiante”. O perfeccionismo ainda pode criar um medo excessivo do fracasso, quando na verdade o que devemos fazer é aprender com nossos erros.

Organização pessoal para aumentar a produtividade no trabalho

E talvez a primeira dica que você precise ter em mente seja controlar seu descanso. Não adianta ficar horas e horas afogado em papeis ou com a cara grudada no monitor, é preciso encaixar descansos bem cronometrados e estratégicos entre uma tarefa e outra. Esse tempo faz seu cérebro descansar e recarregar as baterias.

O descanso aumenta a produtividade no trabalho

A cada uma hora e meia, descanse 15 minutos. Se tiver que resolver algo maior, duas horas, pare depois por meia hora. E se perceber que uma tarefa está travada ou você está levando mais tempo que necessário para acabá-la, pare por alguns minutos.

Outro cuidado que você deve ter é com as redes sociais. Seja no computador ou celulares, se quiser ser mais produtivo, comece arrumando suas configurações. Primeira coisa a se fazer é desativar qualquer tipo de notificação, sonora ou não. Durante aquela pausa, você terá tempo suficiente para conferir todas elas, mas nunca o faça durante uma tarefa.

E se estiver em alguma reunião ou durante alguma atividade mais complicada, desligue o celular.

Lembre sempre que produtividade no trabalho é uma série de caminhos que você toma no dia-a-dia, passando por uma organização melhor e algum jeito de aumentar seu nível de concentração. Não esqueça que enquanto estiver fazendo uma coisa, faça apenas isso.