As dificuldades de mudar de área, seja em qual momento de sua carreira, são sempre empecilhos para voos mais altos. Assim como, muitas vezes, continuar o que está fazendo não seja a coisa mais motivadora, mas, às vezes, encontrar novos caminhos dentro disso seja o melhor a fazer. Melhorar a produtividade às vezes é a diferença para encontrar a felicidade no trabalho.

Sim. Quanto mais produtivo na vida profissional, mais tempo você tem fora dela para fazer aquilo que você gosta de fazer. Um aumento de produtividade, às vezes, quer dizer uma vida pessoal mais livre e muita gente nem percebe isso.

Passar menos tempo fazendo aquilo que você não aguenta mais fazer talvez seja o segredo para você conseguir fazer mais daquilo que você ama e encontrar aquela felicidade que estava procurando em outra carreira, mas talvez encontre dentro na sua própria vida.

Confira sete truques e dicas que vão te ajudar a aumentar sua produtividade e ter mais tempo para fazer aquilo que ama.

7 modos de melhorar a produtividade

Tenha plantas

Começando por uma dica fácil e interessante. Independente das mudanças e relocações, as plantas devem sempre permanecer por lá. Pesquisas pelo mundo apontam que um vasinho por ali e um bonsai por lá, assim como qualquer outra planta, aumentam a produtividade em até 15%. Isso mesmo, além de ficar bonito, agora você tem uma desculpa científica.

Organize suas tarefas

Essa dica é mais óbvia, já que produtividade sempre está ligada a organização. Saber o que tem que fazer, o que é mais importante, onde está aquela anotação e quanto tempo perderá para fazer aquela tarefa. Enfim, quanto menos você perder tempo pensando nesses detalhes extras, mais rápido cumprirá uma meta.

Organize seu tempo

Descubra quanto tempo levará para fazer cada tarefa e sempre encaixe bem seus momentos de descanso, quase sempre até mais importantes que aqueles em que você está mergulhado de cabeça no trabalho. O recomendável para aliviar a mente é de 10 a 15 minutos de descanso a cada hora e meia. Com a mente descansada seu foco aumenta, você tem mais atenção e mais energia.

Melhorar a produtividade. Fique longe dos celulares.

Fuja das redes sociais

É óbvio que, nos dias de hoje, fugir de todas distrações digitais é algo bem complicado, porém não custa tentar. Uma tarefa é sempre feita de modo mais ágil e sem erros quando você consegue fechar suas redes sociais, fugir dos alertas do celular e não atender ninguém naquele período. Mas isso não quer dizer fugir de tudo, use seus momentos de descanso para conferir tudo que perdeu.

Seu Hobby

Não se engane, ter um hobby mais importante que trabalhar muito e ser produtivo. Uma atividade que faz com que aqueles momentos fora do horário de trabalho te permitam descansar da vida profissional. São momentos que te revigoram e te fazem esquecer dos problemas. E não se surpreenda se, justamente nesses momentos, você encontrar saídas para problemas que vinham te afligindo, afinal, sua mente está descansada, e quando ela está assim são os momentos em que trabalha melhor.

Suas Músicas Preferidas

Muita gente aponta que o melhor para aumentar sua produtividade é com música clássica, já que facilita a concentração, mas já tem muitos especialistas no assunto que dizem que melhor que Mozart ou Wagner é você escutar aquela música que você mais gosta. E isso ainda encontra respaldo na ciência, já que é provado que que sons melodiosos fazer seu organismo produzir dopamina, que é um hormônio ligado ao prazer, e isso ligado a uma tarefa é sinal de produtividade.

Uma coisa de cada vez

E, talvez, essa seja a dica mais importante, com tanta coisa para se fazer, descobrir que não tem tempo para fazer tudo é desesperador. Mas a solução não é tentar fazer tudo de uma vez só, mas fazer uma coisa de cada vez, assim você dá a atenção devida para cada tarefa.

Como Melhorar a Produtividade Melhora a Vida

Portanto, quando sua vida profissional está andando em um ritmo bom e sua produtividade está no mesmo andamento, é mais fácil que sobre espaço em sua agenda para você aproveitar aquele tempo que te dá qualidade na vida.

E como mudar gera um número muito grande de dificuldades, muitas vezes suficiente para impedir que muitos sigam esses caminhos, talvez melhorar a sua vida como ela está seja uma opção a ser pensada. Portanto, mudando ou não, melhore sua produtividade e veja tudo melhorar junto.