Chefes e líderes de todos os ramos e carreiras sempre apontam a organização profissional como uma das qualidades mais importantes para alguém que quer embarcar em empresa ou carreira.

Por isso, no artigo de hoje, eu vou ensinar 7 dicas que são de extrema importância para sua organização profissional e vão impulsionar sua carreira.

Organização Pessoal e Profissional

Antes de tudo, é preciso entender que a organização profissional não se dá apenas no cumprimento de metas, mas também em termos espaciais, no seu espaço de trabalho. Quanto mais organizado, mais suas tarefas se concluem com facilidade e menos tempo você perde procurando algo, arrumando a mesa e outras tarefas nada produtivas.

Sim, quanto mais organizado, mais eficiente é qualquer um. Mas o nível de organização que cada um necessita é característico do local, da função ou de suas responsabilidades. Prazos, metas, tarefas e um ambiente. Tudo organizado é sempre sinal de um profissional acima da média e que facilmente irá se destacar, independentemente do setor de atuação.

A organização profissional melhora seu desempenho no trabalho

7 dicas de organização profissional

Confira então uma série de dicas que te transformam em alguém mais organizado na vida profissional.

1 – Crie seu próprio sistema

Para que você se transforme em alguém organizado é preciso ter um sistema. Criar critérios e formas de conseguir encaixar, sejam documentos, objetos, ou tarefas e metas. É preciso entender o que vem antes e o que vem depois, assim como o que pertence a cada lugar.

E se você não é organizado, tudo bem, comece mudando seus hábitos e rotinas, aos poucos você irá se acostumando com isso.

2 – Saia do Escritório

Não adianta organizar sua mesa e suas tarefas dentro do escritório e se perder em uma enorme bagunça ao sair do expediente.  Faça com que seus novos hábitos façam parte de sua vida pessoal também.

A organização profissional deve sair do ambiente de trabalho

Do contrário, aos poucos sua nova organização começará a acabar e quando perceber já vai estar todo desorganizado novamente. Portanto, leve sua organização para onde quer que você vá.

3 – Hábitos superam barreiras

Ser organizado significa criar hábitos e atitudes que saem do escritório. Em pouco tempo você começará a encontrar em você mesmo uma atitude comportamental que passará a ser característica de sua personalidade.

Mas isso tem um resultado incrível no dia-a-dia. Quanto mais organizado você conseguir ser, em pouco tempo irá perceber que isso abrirá espaço para soluções mais criativas e modos mais facilitados de transpor barreiras.

4 – Se desprenda dos hábitos velhos

E não existe uma nova vida toda organizada sem que você consiga deixar para trás tudo aquilo que não lhe serve mais de nada. O passado serve muito mais como acumulo do que qualquer outra coisa, e é preciso que ele fique para trás.

Não ignorar nada, mas sim ter a certeza de que já aprendeu ou aproveitou algo e agora é tempo de deixar isso de lado. Doe, ajude, ou jogue no lixo mesmo. Abra espaço para o novo.

5 – Crie um arquivo

Sim, crie um arquivo. Pode ser físico ou virtual, mas deixe tudo organizado e saiba exatamente o lugar onde tudo está quando precisar. Melhor ainda, coloque na sua agenda um dia para organizar tudo e checar se tudo está no lugar.

Tenha um arquivo para facilitar a organização profissional

6 – Use uma agenda

E falando em compromissos, monte uma agenda. Selecione as tarefas e objetivos diários, e no final do dia faça questão de riscar dela tudo que fez. Não apague, deixe lá riscado, para você saber que fez.

Aos poucos descubra sua carga diária. Não adianta colocar muito mais coisas para resolver no dia do que você é capaz de fazer e em pouco tempo se descobrir todo atrasado. Se imponha limites e metas que façam sentido.

7 – Priorize e abra mão

O que nos leva a uma última dica. Tente entender que cada tarefa ou meta tem uma importância diferente ou até um horário diferente para ser feito. Então encontre as prioridade de cada coisa e siga esse esquema. E também deixe de lado aquelas tarefas que não lhe trazem resultados

Se algo vai demorar dias para ser feito, então se organize para fazer um pouco por dia e não perca o ritmo. Se é algo simples, encontre o melhor horário para isso. E assim por diante.

O importante é olhar para a sua vida profissional e ter a impressão de que tudo está no lugar. Organizado. E essa simples percepção vai melhorar sua vontade de trabalhar, trazer mais ritmo e gerar muito mais resultados na busca pelo sucesso.