Novos rumos e novas possibilidades não são opções fáceis de serem tomadas. É preciso ter coragem e saber que caminhos percorrer. Estar insatisfeito com seu trabalho pode te levar a essas conclusões, mas a falta de organização pessoal também pode estar te atrapalhando e você nem perceber isso.

Pode parecer besteira, mas grande parte dessa vontade de deixar para trás a vida atual se dá, justamente, por não conseguir produzir o quanto quer ou não ter o ritmo que pretendia. A desorganização cria esse efeito. Por isso que lutar contra esse problema é uma solução importante para quem quer dar mais uma chance para você mesmo.

Mas o que não faltam são dicas e soluções práticas para ajudar na organização pessoal e profissional. Confira algumas.

Dicas de organização pessoal

E a grande verdade é que ser organizado aumenta em muito sua produtividade. Quanto mais desorganizado, mais distrações você tem, mais você protela e, com o tempo, acumula. Logo, se perde e, para conseguir tomar o rumo de novo, é um esforço maior ainda.

É preciso praticar essa organização, entender como ela funciona e tentar seguir isso. Gerenciar tudo aquilo que deve fazer, tarefas, prazos e metas. Em pouco tempo você perceberá uma melhoria em seu trabalho.

1. Identifique os problemas

Mas antes disso é bom você conseguir identificar o que pode estar te atrapalhando. Tentar encontrar tudo aquilo que não te permite organizar tudo à sua volta. Coloque em prática soluções que você acha podem te ajudar a resolver isso.

Encontre seus problemas na organização pessoal

2. Coloque em prática

Se você se atrasa, comece a se arrumar antes. Se acaba perdido em meio a anotações, compre um quadro de cortiça. Se perde seus contatos, encontre uma agenda. Não sabe onde escreveu aquele recado, apontamento ou ideia, compre um caderno.

3. Use uma agenda

E falando de agenda, talvez ela seja uma das ferramentas mais importantes para criar uma organização. Anote tudo que tem que fazer nos dias e horários corretos, encontre ali a quantidade que consegue ou não fazer por dia. Lapide o uso da agenda aos poucos se ainda não estiver acostumado.

4. Priorize

E com o uso de agendas, em pouco tempo, você aprenderá a encontrar prioridades e não perder tempo tentando bater metas e tratando com objetivos que não são interessantes para seus objetivos.

5. Encontre seu Espaço

Seja em home office ou no escritório, encontre um lugar onde você irá trabalhar e organize ele pra você. Um lugar onde suas coisas poderão ficar organizadas e nunca se misturem com mais nada, principalmente em casa.

6. Tecnologia

Use a tecnologia a seu favor. Hoje em dia, são tantos aplicativos que podem lhe ajudar a agendar, guardar, criar planilhas, ser lembrado de algo, organizar contatos e receber mensagens, que é impensável não usar tudo isso a seu favor.

Use aplicativos que auxiliem na organização pessoal

7. Faça uma coisa de cada vez

Não se engane, você não conseguirá estar focado o tempo todo. E muito menos conseguirá estar perfeitamente organizado vinte quatros horas por dia e sete dias por semana. É importante que você coloque uma coisa para fazer de cada vez. Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada direito.

Organização pessoal é só o começo

Mas ainda há um monte de outras dicas e possibilidades. Umas das principais delas é não permitir uma sobrecarga. Espaireça, faça pausas, descanse sua mente. Vá tomar aquele cafezinho e aproveite esse tempo para pensar um pouco. Na maioria das vezes, muitos problemas são resolvidos durante esse tempinho de descanso.

É preciso lembrar que algumas pessoas nascem organizadas, com suas mesas limpas e tudo no lugar, mas, nem por isso, quem sofre com a desorganização precisa aceitar isso. Muitas vezes buscar essa mudança, essa organização, é o caminho que falta para você se encontrar em sua vida pessoal e profissional.