Produtividade tem a ver com uma série enorme de fatores, mas, talvez, o mais importante deles seja mesmo a organização. Por isso é sempre bom termos a oportunidade de ficar frente a frente com algumas dicas de organização que podem resolver esses problemas.

E isso, principalmente, pois, quanto maior a organização, mais tempo você passa livre e com a possibilidade de ser ainda mais produtivo.

Como dicas de organização aumentam a produtividade

Organização está diretamente ligada com perda de tempo, pode acreditar. Estudos pelo mundo compravam que, em média, uma pessoa perde dez minutos por dia procurando coisas perdidas. Carteiras, chaves de casa, livros, enfim, tudo aquilo que você quer naquele exato momento, mas não consegue achar.

Já quando o assunto é a vida profissional, esses números crescem para cinco horas por semana. Resumindo, muito tempo que você poderia ter aproveitado cumprindo metas ao invés de acumulando serviço.

É preciso saber equilibrar dois inimigos de sua produtividade: espaço e tempo.

Organize seu espaço de trabalho e tenha tudo à mão. Se trabalha em casa, crie esse espaço onde seu cérebro se acostume a funcionar para o trabalho. Um lugar só para isso.

Outra dica para aumentar essa sua organização é passar a usar melhor sua agenda. Se organize em termos de horários e compromissos. Não deixe nada se sobrepor e nem deixe para depois. Aos poucos se acostume com isso e verá resultados claros em sua produtividade.

Dicas de organização: Adapte sua agenda

Por fim, encontre o lugar de cada coisa e sempre respeite isso. Pastas, arquivos, armários, tudo precisa estar no lugar.

7 dicas práticas de organização para produtividade

O que te atrapalha

Reflita sobre o que te atrapalha. Se são atrasos ou tempo procurando algo, se são prazos curtos demais ou se você está superestimando sua agenda. Corrija isso, trace um plano onde tudo se encaixa. Acorde mais cedo, faça menos coisas por dia, compre armários melhores, não importa, encontrado o problema, é hora de corrigir.

Sua mesa

Ainda que você não seja um exemplo de organização que beire alguma obsessão ou transtorno, é preciso que sua mesa esteja arrumada sempre, sem isso, perderá tempo demais tentando encontrar tudo que você precisará para trabalhar. Não se deixe soterrar por papéis e anotações, passe tudo a limpo em cadernos ou use painéis.

Home office

Quando o caso for ter que trabalhar em casa é importante ter um espaço específico para isso. Seja uma mesa ou um cômodo, o importante é que ali seja seu escritório. Sem isso, nossa produtividade pode ser prejudicada pela dispersão que nos rodeia nesses casos domésticos

Tecnologia é sua amiga

Não fuja dela. Quando estamos falando de organização pessoal, nada melhor do que usar todos os recursos tecnológicos que têm ao seu alcance. Existem aplicativos e programas que te ajudam a organizar contatos, tarefas, compromissos e mais um monte de soluções, então caia de cabeça nelas.

Dicas de organização: use aplicativos para lhe ajudar

Uma coisa por vez

Isso talvez seja uma das coisas mais difíceis, já que em mundo corrido como o de hoje existem tantas coisas a serem feitas que fica sempre a impressão de que você precisa fazer mais coisas do que tem tempo. Mas na contramão disso, quando você foca em apenas uma tarefa, demora menos tempo fazendo ela e menos tempo ainda corrigindo-a depois.

Faça intervalos

Acabou de fazer uma tarefa mais longa, pare por um segundo, tome um café, deixe sua mente descansar. Quando voltar, o faça com a energia renovada e ainda mais vontade de acabar tudo. Uma mente descansada age mais rápido e encontra soluções mais facilmente.

Priorize

Talvez, você não tenha tempo de fazer tudo que quer ou deveria, então não tente. Encontre a importância de cada tarefa ou meta e organize tudo em uma escala que se cruze bem com suas datas de entrega e ritmo que você se sente melhor fazendo.

Use essas dicas para organização para crescer seus resultados

Mas sobre tudo isso, tenha em mente que organização pessoal leva a resultados mais produtivos. Siga essas dicas e veja resultados rápidos.

Distrações, acúmulo de tarefas e metas, demandas que são deixadas para depois, enfim, tudo pode atrapalhar bastante sua produtividade, mas, se você conseguir colocar tudo isso em ordem, muito provavelmente não deixará que nada disso afete sua tentativa de organização.