Eficiência é um dos detalhes mais importantes do sucesso. E administração do tempo é um modo quase completo de fazer com que essa eficiência funcione na prática.

E isso fica ainda mais evidente diante de um dia-a-dia corrido e frenético, obrigando muita gente a se perder em jornadas muito maiores do que seria o indicado. Só que isso não resulta em eficiência, mas em estresse e quase nenhuma produtividade.

Entretanto, essa dificuldade de administração do tempo é um obstáculo que hoje afeta muitos profissionais. E você, provavelmente, também sofre com isso. Por este motivo, separei 7 dicas de como administrar o tempo.

Planeje o dia e a semana

Para ser mais produtivo é importante se organizar a curto prazo. Saber o que vai fazer e quais prazos tem. Em alguns trabalhos talvez você seja obrigado a se organizar em prazos de três dias. Mas de qualquer jeito, organize suas tarefas.

Se organize

Mantenha seu espaço e trabalho organizado. Saiba onde está tudo e não perca tempo procurando as coisas. Você irá poupar tempo e energia.

Uma outra dica dentro dessa é: jogue fora. Se não vai mais usar, jogue fora. Seja em sua mesa ou em seu computador.

Diga não

Não necessariamente diga não para tudo, mas saiba que existem várias coisas que você não será capaz de fazer. Não faça. É comum que todos o procurem com pedidos e tarefas, e com a vontade de agradar a todos, você acaba aceitando tarefas que acabam atrapalhando seus objetivos. Se tiver que dizer “não”, diga.

Não tenha medo de aplicativos

Fugir da modernidade é um tiro no pé. Pior ainda, não perceber o potencial que certos aplicativos têm, é um desperdício. São infinitos aplicativos que podem te ajudar com agendas, planilhas, organizações em geral, lembretes, cronômetros e acompanhantes de eficiência. Portanto, use e abuse dessas facilidades que o século XXI lhe trás.

Faça pausas

Para que seu trabalho corra melhor, uma das dicas mais importantes é encaixar bem suas pausas. A pausa permite que sua mente recarregue as baterias e você perceberá como na volta o trabalho transcorrerá de modo mundo mais ágil e objetivo.

Lembre-se que quando o assunto é cansaço, por mais que na maioria das vezes ele se refira ao físico, muitas vezes é uma estafa mental. Uma mente cansada é o caminho mais curta para uma baixa produtividade.

Seja rígido

Tudo ao seu redor que pode te roubar a atenção é mais legal do que aquilo que você está fazendo. E lutar contra essa dispersão é bem complicado. Perder tempo com uma conversa mais longa ou com um lanche que saia do esperado, pode significar um prazo estourado ou até o estresse de ter que correr contra o tempo para resolver um problema.

Portanto, não se deixe sair de seus prazos, não perca tempo demais com tudo isso que pode atrapalhar sua eficiência.

Produza, não só se ocupe

E está ai um dos erros mais comuns. Ter um monte de coisas para fazer, tarefas e dores de cabeça não significam que você esteja sendo eficiente. Principalmente, pois há sempre uma grande possibilidade de parte disso estar roubando o espaço de coisa muito mais importante.

Produzir, ser eficiente, é quando você faz algo que te empurra mais em direção ao suas metas e resolve cronogramas. O resto é ocupação.

Uma boa administração do tempo é prática diária

E essa eficiência começa a falhar quando você percebe que não conseguiu entregar um trabalho no prazo correto, perdeu tudo que escreveu durante aquela reunião ou até acabou tendo que passar a madrugada trabalhando, pois não conseguiu dar conta de tudo no escritório.

É preciso administrar seu tempo de modo a tudo se encaixar. E o sucesso só vem com eficiência que é resultado de uma prática diária.