Talvez, você esteja insatisfeito com sua profissão. Talvez, queira mudar até de área de atuação. Mas será que isso é necessário? Será que seu problema não é ter se afastando tanto daquilo que queria em primeiro lugar e nem percebeu o caminho que estava pegando? Será que o que falta para você não é um desenvolvimento de carreira mais bem planejado?

E isso é talvez um dos erros mais comuns atualmente. Todos esquecem de criar um plano, um desenvolvimento por onde suas carreiras sigam. E pior, deixando-as crescer para qualquer lado. Na maioria das vezes, em pouco tempo não consegue nem mais reconhecer onde ela poderia ir. Talvez, nem conseguir entender como chegou naquele lugar.

Por isso, é importante traçar esses caminhos e, se conseguir fazer isso no começo, ótimo, mas se não for possível, sempre é tempo de começar e corrigir esse erro.

A importância de um plano de desenvolvimento de carreira

Um plano de carreira é um jeito prático de estabelecer metas a curto e longo prazo dentro de sua vida profissional. Como um guia onde o profissional saberá sempre em que estágio está e o que seria preciso para subir para um cargo maior.

Como um mapa para o sucesso. Um mapa para seu sonho.

Pelo mundo, a maioria das grandes empresas têm planos de carreira próprios, mas estudos apontam no Brasil que por aqui nem 10% das empresas apresentam isso para seu funcionário. Então, fica para ele a responsabilidade de criar um. E nunca deixe isso de lado, é de seu futuro que você está falando.

Planejamento é essencial no desenvolvimento de carreira

E um plano de desenvolvimento de carreira é ainda mais importante para você ter em mente o que precisa fazer para desenvolver sua vida profissional. O que precisa estudar, que graduações precisa, que especializações são necessárias. Mas mais do que tudo é um modo de sempre motivar, já que você sempre tem a consciência do que pode fazer a seguir.

Planejamento e desenvolvimento de carreira

Confira então três dicas que te ajudarão a organizar sua carreira.

1 – Não foque só em sua vida profissional

Encare esse plano, esse desenvolvimento de carreira como um meio de criar uma vida pessoal melhor através de sua carreira. É preciso sempre levar em conta onde você quer estar daqui a alguns anos no lado pessoal para só então tentar fazer com que sua carreira te possibilite aquilo.

Não adianta querer estar em casa com os filhos por um período melhor enquanto planeja estar em uma posição que te fará viajar dias e dias seguidos. Encaixe o profissional no pessoal e nunca o contrário.

2 – Crie metas possíveis

Não caia na armadilha de desenvolver sua carreira de modo que no final você esteja como dono da empresa. Não por não ser permitido sonhar alto, mas sim por não se permitir desmotivar diante do fracasso.

A importância dos sonhos no desenvolvimento de carreira

Crie metas mais próximas e que podem ser resolvidas em meses e alguns pares de anos. Depois disso, crie mais metas e assim por diante. Almeje um ponto final que pode até ser grandioso e épico, mas não trabalhe com ele no foco. Seu foco deve ser atingir metas mais instantânea e ver esses sucessos te motivarem para ir mais longe.

Encare o desenvolvimento de carreira como uma escada onde você não enxerga o final e onde você tem que você próprio construir os degraus.

3 – Não tenha medo de desafios

É lógico que planejar esse desenvolvimento é algo como um mapa, estático e teórico, mas é preciso que você use ele para entender e prever tudo aquilo que deverá fazer para chegar mais longe. Isso facilita ainda para você analisar se está preparado para esses desafios.

Tente descobrir a partir desse planejamento que habilidades você precisará ter em cada degrau, que experiência será preciso acumular para lidar com essas novas oportunidades e que oportunidades serão essas.

E ai está o mais importante de tudo, enquanto você sabe o que precisa para cada passo, você se obrigará a estudar, se especializar e se desafiar a ser sempre uma pessoa melhor e mais preparada para que sua carreira chegue mais longe.

Quanto mais você souber suas metas, mais poderá se tornar um profissional melhor. E quanto um melhor profissional você for se mostrando, possivelmente novas portas se abrirão e novos planos de carreira você poderá formar.