Segundo reportagem da revista Exame do dia 22/12, “2018 promete boas notícias para diversas áreas de atuação, tais como finanças, direito e engenharia. O mercado para profissionais de recursos humanos e operações não é exceção dentro desse quadro. ” Carolina Cabral, gerente de recrutamento da Robert Half, coloca que “o movimento de demissões e substituições, típico de 2016, não deve mais acontecer em 2018” e que a tendência é a abertura de vagas novas, porém com maiores exigências. ” As famosas hard skills. E o que é isso afinal? As hard skills são conhecidas como as habilidades fáceis de identificar e que podem ser facilmente quantificadas, num currículo ou num teste prático por exemplo. São normalmente relacionadas com conhecimentos específico, ferramentas e técnicas que permitam ao profissional se qualificar e dominar, de forma mais segura o seu ofício.

Eu acho que ninguém tem dúvidas de que as oportunidades de emprego para 2018 continuarão a desejar candidatos mais preparados, com maior qualificação e mais especializações. A tendência é que o perfil generalista se sobressaia aos demais, pois as empresas vão optar por profissionais com conhecimentos variados, mais versáteis, adaptáveis e com mais engajamento para auxiliar na retomada do crescimento.

Quais foram os últimos cursos ou especializações que você fez na sua área? Tenho visto muitos profissionais que buscam emprego, mas não fazem a menor ideia de como está a sua da sua empregabilidade.  Vamos fazer uma simulação?

Primeiro passo: Faça uma pesquisa nos principais sites de emprego como Vagas e Linkedin e descubra o perfil que as empresas estão solicitando para a vaga que você deseja. Veja palavras chaves e experiência chave.

Segundo passo: Faça uma planilha e coloque os itens que o mercado está pedindo e o que você tem. Avalie de 0 a 10 o quanto você está atendendo ao solicitado.

Terceiro passo: Trace um plano de ação para superar os gaps. Comece por ações simples e que possam gerar maior impacto positivo neste momento.

Esteja preparado para as novas exigências do mercado de trabalho. Crie o seu plano de desenvolvimento e conquiste o emprego dos seus sonhos.

Escrevi o artigo “Começo a ver uma luz no fim do túnel”, em setembro, onde sinalizei os primeiros sinais de melhoria do mercado de trabalho para 2018 e as principais dificuldades que os profissionais estão enfrentando para se recolocar no mercado de trabalho. É uma excelente opção de leitura também.

Se precisar de ajuda contem comigo, pois eu posso ajudar você a encontrar o emprego que tanto deseja.

Abraços 🙂

Eu sou Eliana Arruda, Coach de Carreira, Job Hunter, Especialista em RH e vou ajudar você a encontrar aquele emprego que tanto deseja.

*Carreira – Revista Você S/A de 22/12/17 (https://exame.abril.com.br/carreira/estes-profissionais-de-rh-e-operacoes-serao-disputados-em-2018/amp/)