Nunca é tarde demais para ver o sucesso em sua carreira. Dar certo é simplesmente uma questão de aproveitar certos momentos e não perder quando algo de bom passa por sua frente. Mas também é preciso criar situações que propiciem essa passagem.

E para ajudar você, eu tenho 10 dicas para fazerem sua carreira decolar hoje mesmo. É só começar a segui-las e perceber as mudanças.

1 – Tenha um planejamento de carreira

Faça com que ele seja minimamente anual. É preciso saber o futuro para poder tomar os caminhos no presente. Saiba onde poderá estar para poder saber o que é necessário para chegar lá.

2 – Reflita sobre as suas decisões

Saiba o que você gosta ou não. O que precisa e o que quer. Tente se adaptar diante de tudo isso e tente descobrir se está no caminho certo.

3 – Uma boa primeira impressão

Não é clichê: a primeira impressão é a que fica. E isso não só visualmente, como em termos de atitude. Seja aquela pessoa que de cara inspire confiança nos outros, seja por estar bem vestido, ou, mais importante ainda, por saber o que está fazendo.

4 – Construa networking

Não existe nada mais importante do que conhecer as pessoas ao seu redor. Mais ainda, não há nada mais importante do que se relacionar com aqueles que estão no mesmo ramo que você, que tem as mesmas experiências e podem servir de oportunidade mais para frente.

5 – Tenha marca pessoal

Não se engane, você é bom em alguma coisa. Então valorize isso e faça disso seu cartão pessoal. Faça todos te conhecer por essas qualidades.

6 – Diversifique-se

Não se estagne. Continue desenvolvendo suas habilidades. Esteja preparado para possibilidades diferentes que possam aparecer.

7 – Procure um mentor pra te acompanhar

Procure mentores. Procure pessoas com mais experiência e que possam te passar isso. Escute quem já errou e acertou. Aproveite tudo isso.

8 – Confie em si mesmo

Ninguém vai confiar em você se você próprio não fizer isso. Não tente, saiba que pode fazer aquilo.

9 – Escute mais do que fala

Pense cada palavra. Todos ao seu redor falam algo que possa lhe servir, aproveite isso. Ache o melhor de cada fala, e use bem esse conhecimento.

10 – Saiba o que depende de quem

Saiba se aquela tarefa depende de você ou de qualquer outra pessoa. Não perca tempo tentando fazer algo que é da alçada de outra pessoa, mas também não deixe de cobrar o responsável por cada coisa.